XXXII GESTÃO  - 2016.1

Honorável Rainha- Natália Dutra
Primeira Princesa- Nadine Dutra
Segunda Princesa- Mª Alice Dias
Guia- Ane Beatriz
Dirigente de Cerimonias- Elissandra Brasil
Bibliotecária- Myrielly Leitão 
Primeira Zeladora- Mª Júlia Rodrigues
Segunda Zeladora - Anna Luiza Santiago
Secretária- Maysa Lindoso
Capelã- Cecilia Albuquerque 
Tesoureira- Camila Dornas
Musicista - Anna Beatriz Santiago
Primeira Mensageira- Carolina Câmara 
Segunda Mensageira- Letícia Vitória
Terceira Mensageira- Lyriel Vangellis
Quarta Mensageira- Letícia Lima
Quinta Mensageira- Isabella Freitas
Guarda Interna- Larissa Câmara
Guarda Externa- Liziane Marinho
Coral- Camila Luise, Ananda Alvin, Mª Clara Lorena, Mª Letícia, Mayara Fernandes, Enya Vangellis, Bruna Marinho 

Mascote: Lulu

"O elefante simboliza boa sorte, sabedoria, persistência, determinação, amizade e companheirismo"




Palavra: Persistência

Frase: "A persistência é o caminho do êxito" (Charles Chaplin)

Música: Se Avexe Não 

"Toda caminhada começa com o primeiro passo. A natureza não tem pressa segue seu compasso. Inexoravelmente chega lá. Se avexe não. Observe quem vai subindo a ladeira, seja princesa, ou seja lavadeira, pra ir mais alto vai ter que suar"

HISTÓRIA

O principal responsável pela idealização de fundar este Bethel foi o nosso grande, estimado e saudoso Tio Arnaldo Barros Filho, que hoje se encontra no Bethel das alturas e de lá continua nos enviando força e luz para continuarmos com o trabalho iniciado por ele na década de 90.

Na época da fundação do então Bethel#UD Recife Luz e Progresso a OIFJ já havia chegado à cidade do Recife, mas Tio Arnaldo desejava que sua Loja, a Joaquim Nabuco nº18, patrocinasse um Bethel, pois esta já trabalhava com os Demolays do Capítulo Recife nº 31 e sempre esteve voltada para trabalhar com a juventude, pois como ele mesmo dizia: “que os jovens são a vanguarda da maçonaria”. A prova é tanto que tio Arnaldo colaborou com a fundação e a regularização de alguns Capítulos da Ordem Demolay dentro do Estado de Pernambuco. 

Parecia cada vez mais perto de se concretizar o sonho da Loja Joaquim Nabuco nº18, que era de patrocinar um Bethel. Com a transferência do Tio Carlos Tenório para a Loja tudo parecia mais fácil, pois a filha mais velha deste tio havia iniciado na Ordem e tal fato fez com que se acelerasse ainda mais o processo de fundação do Bethel#05 Recife. Depois de uma visita à cidade de Caruaru para assistirem a cerimônia de instalação e iniciação do então Bethel#UD Caruaru Companheiras do Agreste, um grupo de adultos, que num futuro próximo formaria o CGB, voltaram para Recife com a certeza de que esta seria a primeira cidade pernambucana a ter dois Betheis instalados.

Da fundação até a instalação foram dois anos de muito trabalho por parte de todos, desde o empenho de Tia Vera na confecção de nossos paramentos; das rifas, bingos e feijoadas que tivemos que vender, até o dia da instalação, pois há muito tempo não chovia na “Veneza Brasileira” como naquele 08 de abril de 2000, foi tanta chuva que para entrar na Loja tivemos que passar com água na altura dos joelhos e três de nossas irmãs não conseguiram chegar a tempo para a Instalação do Bethel naquela tarde. E não poderíamos deixar de falar do ataque das formigas que castigaram as nossas principais convidadas, as irmãs do Bethel#03 Caruaru que conduziram brilhantemente a Cerimônia de Instalação e Iniciação tornando-se assim nosso Bethel Mãe e seria impossível falarmos deste Bethel sem mencionarmos o nome de Tio José Luiz que abraça esta Ordem com muita dedicação e na época da instalação não mediu esforços para que nada nos faltasse grande dia, porque nós ainda não tínhamos todos os materiais necessários para abrir uma reunião.

Desde a sua instalação o Bethel#05 Recife sempre vem marcando presença nos encontros Nacionais, Regionais e Estaduais da Ordem. Como também sua participou de eventos na Academia Maçonica de Letras – PE, Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, na Câmara dos Vereadores do Recife na entrega de Comendas a alguns parlamentares daquela casa, fazendo com isso a divulgação da Ordem e em Lojas Maçônicas nos eventos comemorativos com apresentação de Cerimônias. Nosso maior marco em relação aos encontros Regionais está divido em dois anos: 2004 e 2005. Em 2004 fomos para a cidade de Mossoró e tentar dar o primeiro passo de um grande sonho de nosso Bethel: sediar um Congresso da OIFJ e graças ao nosso Pai Celestial e do empenho de todas e todos nosso sonho concretizou-se no hall de entrada do Teatro de Santa Isabel, que é o Teatro Municipal da Cidade do Recife, no ano de 2005, onde aconteceu a abertura do 11º Congresso Nordestino de Betheis da Ordem Internacional das Filhas de Jó.

Fomos condecoradas algumas vezes pelo Supremo Conselho Guardião e em 2008 recebemos o Certificado de Excelencia por estarmos 100% regular, fazendo com que ficássemos bastante orgulhosas de nosso trabalho. E no ano de 2010 o Bethel#05 Recife se prepara para escrever mais uma importante pagina de sua historia, pois estaremos comemorando 12 anos de fundação e 10 anos de instalação. É uma data muito especial para todos nós, afinal passaremos a ter uma década de instalação e tal fato merece ser comemorado de forma grandiosa. E assim continuarmos a historia deste Bethel Glorioso idealizado por um Grande Líder, que sempre acreditou na juventude da Maçonaria, Arnaldo Barros Filho in memoriam

Juliana Alves & Marlene Bezerra

Texto retirado do livro "Filhas de Jó: Sonhos que se tornam realidade no Nordeste"
Anna Rebeca Barros Lins Silva 
Miss Filha de Jó Nordeste 2007/2009

Blog do Bethel #05



0 comentários :

Postar um comentário